sexta-feira, 29 de junho de 2012

Guia do Barista -parte 3 (Barista's guide -part 3)



O Crema é rei.

A melhor demonstração de um bom espresso é o crema. Ela deve ser uma luz cor caramelo com consistência suficiente para segurar meia colher de chá de açúcar na superfície durante 3 segundos ou mais. O surgimento do crema é uma excelente indicação da qualidade de seu café expresso. Se o crema é mais branca do que marrom, o café é subextraído e requer  uma moagem fina  /  uma melhor compactação. Se o crema olha queimada ou é muito escura no meio, o café é o excesso de extração; talvez moagem fosse demasiado fina, a dose demasiado grande, ou a compactação demasiado forte, ou muita água tenha executado através do café.

Compactação do pó no grupo

Uso da pressão manual no café é o processo de compactação de 7g café no porta-filtro com um dispositivo tamping. Use a  parte inferior do moinho para apertar. Aplique pressão firme - suficiente para manter o pó quando o porta-filtro é virado de cabeça para baixo, mas não muito firme caso contrário isso conduzirá a uma extração.

De olho no relógio

O espresso perfeito leva 18-23 segundo para ser feito. O café moído deve ter a textura de areia grossa. Se o café é muito fino o espresso terá excesso de extração. Menos de 18 segundo sua moagem está muito grossa ou apertou no tamping com pressão é insuficiente. Uma subextraído café irá resultar em um espumante crema finos e fracos espresso.

De olho no fluxo de café que sai do bico da maquina

Olhe para o escoamento do líquido quando da elaboração de um espresso - ele deve ser constante e lembrar mouse da cauda/ mel.

Grau de moagem
Um teste fácil é apertar o pó entre meu polegar e o dedo indicador. O café deveria aderir no centro de aperto, onde a pressão é mais forte. Se ele não grudar, ele está demasiado grosso e vai fazer uma bebida fraca. Gruda-se excessivamente, ele vai produzir uma superextração da bebida. Vide fotos. A moagem ideal (você pode ver a impressão digital nele). A melhor observação é o tempo de extração. Se a água passar através da borra demasiado rápido, use uma moagem ligeiramente mais fina. Se ficar muito lento, use uma moagem ligeiramente mais grossa.



The foam is King

The best demonstration of a good espresso is the foam. It should be a light caramel color with enough consistency to hold half a teaspoon of sugar on the surface during 3 seconds or more. The emergence of the foam is an excellent indication of the quality of your espresso. If the foam is more white than Brown, the coffee is sub extracted and needs either a fine grinding/a better compression. If the foam looks burnt or is too dark in the Middle, the coffee is the excessive extraction; maybe grinding was too thin, the dose too big, or too strong compression, or too much water has run through the coffee.

An eye on the clock

The perfect espresso takes 18-23 second to be done. The ground coffee must have the texture of coarse sand. If the coffee is very fine espresso will have excessive extraction. Less than 18 second your grind is too thick or pressed in tamping with pressure is insufficient. A coffee sub extracted will result in a fine foam espresso sparkling and weaknesses.

An eye on the flow of coffee that comes out of the nozzle of the machine

Look at the flow of liquid when making an espresso-it must be constant and remember mouse tail/honey.

Degree of grinding

An easy test is to tighten the dust between my thumb and forefinger. Coffee should join in the Centre, where the pressure is stronger. If it doesn't stick, it's too thick and will make a weak drink. Sticks too, it will produce a over extracted drink. See photos. The ideal grinding (you can see the thumbprint on it). The best observation is the extraction time. If the water passes through the coffee grounds too fast, use a grinding slightly thinner. It’s if it gets too slow, use a grinding slightly thicker.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Guia do Barista -parte 2 (Barista's Guide -part 2)




(3) Xícaras - Não é aconselhável empilhar as xícaras no esterilizador, se a xícara estiver fria, consequentemente o café sairá frio.



(4) Moinho - Deve ser regulada corretamente de acordo com a qualidade do grão de café utilizado, a moagem muito fina ou grossa, pode interferir no funcionamento da máquina e na qualidade do café. O tempo ideal para extração do café expresso é entre 25 a 30 segundos.

A- Abastecer Com o moinho regulado na medida escolhida, posicionar o porta-filtro na saída de pó até chegar à quantidade desejada, evitando o desperdício.

(5) Cremosidade- O creme serve para manter a temperatura e preservar o seu aroma. É a espuma dourada na superfície do café, que deve ser cremosa e consistente. Para testar basta acrescentar uma colher de açúcar e observar, se o açúcar descer lentamente é um sinal que o café está cremoso.



(6) Refugo/Borra- Quando o pó do porta -filtro é eliminado antes do preparo do novo café , o refugo deve sair inteiro sem despedaçar, e quase seco, essas características indicam que o moinho está regulado corretamente .



ESPRESSO PERFEITO

Café: Deve ter de 7 a 20 dias da data da torra, período em que já terminou a emissão de gases e ainda mantém a qualidade da crema.

Moagem: A granulometria deve ser média, mas pode variar de acordo com o grão, o moinho e a umidade ambiente.

Dosagem: Deve ser de cerca de 10 g no porta-filtro simples; e 20 g no duplo.

Pressão: A máquina deve ter 9 bars.

Temperatura: A água deve estar entre 89 e 91ºC; e o grupo deve estar aquecido, bastando ficar engatado na máquina.

Tempo: O preparo do espresso deve ser rápido e preciso, para evitar a oxidação do café e a queda na temperatura do grupo; e a extração deve ser feita num prazo de 20 a 30 segundos.

Volume: Um espresso deve ter de 25 a 35 ml; e um curto, de 15 a 20 ml.







(3) Cups- It isn’t advisable to stack the cups in the sterilizer, if the Cup is cold, hence the coffee comes out cold.



(4) Mill- Must is set correctly according to the quality of the coffee beans used, the grind too fine or thick can interfere with the operation of the machine and the quality of the coffee. The ideal time for extraction of espresso is between 25 to 30 seconds.



A – Fill with the chosen measure, mill set in place the filter in dust output until you reach the desired amount, avoiding waste.



(5) Creaminess- Cream serves to maintain the temperature and preserve its aroma. It’s golden on the surface of the foam that coffee should be creamy and consistent. To test just add a spoonful of sugar and observe if the sugar down slowly is a sign that the café is creamy.



(6) Waste/Sludge-When the dust from the filter holder is eliminated before the preparation of the new coffee, the waste should be out integer without smashing, and almost dry, these characteristics indicate that the grinder is adjusted correctly.





PERFECT ESPRESSO





Coffee: Must have from 7 to 20 days from the date of roast, period in which has ended the emission of gases and still maintains the quality of foam.



Grinding: The particle size should be average, but can vary according to the grain, the mill and the humidity.



Dosage: Should be about 10 g in the simple filter; and 20 g in double.



Pressure: The machine must have 9 bars.



Temperature: The water should be between 89 and 91 C; and the group must be heated, just get hitched on the machine.



Time: the preparation of espresso should be fast and accurate, to prevent oxidation of the coffee and the drop in temperature of the group; and extraction must be made within 20 to 30 seconds.



Volume: an espresso must be 25 to 35 ml; and a short 15 to 20 ml.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Guia do Barista - parte 1 (Barista's Guide - part 1)



(1 ) O barista ou barman deve chegar ao seu trabalho e checar a máquina de espresso bem de manhã antes do inicio dos turnos de trabalho, verificar o tempo de extração (30 segundos) e pressão de 9 bars. Após esta verificação extrair um espresso e deixá-lo quieto. Se a cor da bebida estiver correto e se permanecer fechado o crema durante 5 minutos diagnostico esta pronto.



1 a – Todo café que for tirar (fazer) abrir as válvulas para limpeza dos bicos e do grupo.



(2) Porta-filtro - Deve ser mantido sempre encaixado no grupo, com pó do café anterior. Isso contribui para manter o porta-filtro aquecido e para que o café saia na temperatura ideal.



A - Nas máquinas de 2 ou mais grupos se você não usar todos os grupos eles podem ficar entupidos, com resíduos de café, sempre alterne o uso dos grupos.



B - Lembre-se sempre de deixar o porta-filtro que não estiver em uso, em cima do esterilizador de xícaras, para mantê-lo aquecido.

C- Uma compactação torta vai ocasionar uma extração desigual, perceptível no volume de cada espresso e também no sabor, que trará mais amargor em uma das xícaras.

D- Uma compactação exagerada pode dificultar a passagem da água, causando superextração e resultando em amargor. Uma compactação muito leve, ao contrário, facilita a passagem da água, resultando numa subextração e num café ralo.

E- Para treinar a força da pressão na mão, pode-se apoiar o porta-filtro sobre uma balança e conferir pontualmente a medida aplicada.

F- Nivelar Passar a mão pela superfície do café, nivelando-a, mas sem pressionar o bolo. Se houver excesso de pó, fazer um montinho central e cortá-lo com o dedo.

G- Compactar Segurar o tamper como se fosse uma extensão do braço e pressionar levemente para terminar o nivelamento. Dê uma batidinha no porta-filtro com as costas do tamper, para assentar o pó do bolo e fazer com que o pó das laterais recaia sobre o monte, mas com o cuidado de não rachar o bolo. Repetir o movimento, mas agora com uma força de 15 a 20 kg. Deve restar um espaço de cerca de 0,5 cm entre o bolo e a borda do porta-filtro para possibilitar o engate do grupo e a expansão do café durante a extração.

H- Limpar Retirar com a mão o excesso de pó das bordas do porta-filtro para evitar acúmulo na área de engate da guarnição do grupo, bem como para não cair pó diretamente na xícara.

I-Engatar o porta-filtro deve ser engatado até o fim e ficar perpendicular à máquina – se a borracha da guarnição do grupo estiver gasta, porém, pode passar um pouco do ponto normal de fixação. O importante é que fique bem firme.



(1)The barista or bartender should get to your work and check out the espresso machine and in the morning before the start of shift work, verify the extraction time (30 seconds) and pressure 9 bars. After this check extracting an espresso and let him quiet. It’s if the color of the drink is correct and if stay closed the foam during 5 minutes ago diagnosis this ready.

1 a – All coffee for take (do) open the valves for cleaning the nozzles and the group.

(2) The filter holder must be always kept docked in the group, with previous coffee powder. This helps to keep the filter holder and heated to the ideal temperature skirt coffee.

A- Machines with 2 or more groups if you don’t use all the groups they can get clogged with coffee residue, always switch the use of groups.

B-Always remember to leave the filter holder that is not in use, on top of the sterilizer cups, to keep it warm.

C-A pie will cause a compression uneven extraction, noticeable in the volume of each espresso and also in flavor, which will bring more bitterness in one of the cups.

D-An exaggerated compression may hinder the passage of water, causing over extracting and resulting in bitterness. A very mild compression, on the other hand, facilitates the passage of water, resulting in an over extracting and a café drain.

E-To train/teach the pressure force in hand, can support the filter holder on a balance and check promptly the measure applied.

F-Flatten move your hand over the surface of the coffee, leveling, but without pressing the cake. If there is too much dust, make a central pile and cut it with your finger.

G-Compress Hold the tamper switch as if it were an extension of the arm and press lightly to finish leveling. Take a little shaking/tapping into the filter holder with the back of the tamper, to settle the dust from the cake and make the dust the sides fall on the mound, but with careful not to split the cake. Repeat the movement, but now with a force of 15 to 20 kg. It’s must be a space of about 0.5 cm between the cake and the edge of the filter holder to allow the coupling of the Group and the expansion of coffee during the extraction.

H-Clean Remove by hand the excess powder from the edges of the filter holder to avoid buildup in coupling area trim group, as well as not to fall powder directly in the Cup.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Por que a civilização humana não vê o obvio na Rio + 20? (Why human civilization doesn’t see the obvious in the Rio + 20?)



O conceito de sociedade de consumo é um dos conceitos usados para caracterizar a época contemporânea, que é a era das massas. Os Estados Unidos da América foram o primeiro país em que se verificou a sociedade de consumo. A economia de mercado, apoiada pelo marketing, é definida pela produção e pelo consumo de massas.

O consumo pessoal desempenha um papel central. Uma parte do orçamento doméstico é consagrada a compras de bens e serviços, por vezes, menos utilitários do que simbólicos ou carregados de significação cultural: lazer, informação, educação, saúde, moda, etc. Vivemos uma realidade que é um reflexo dos desejos dos indivíduos. A publicidade cria-lhes novas necessidades, apresenta-lhes paraísos inacessíveis, contribuindo, por outro lado, para manter uma sociedade estereotipada. O apelo da publicidade leva principalmente os mais jovens a adquirirem produtos que não vão ser utilizados. A cultura do consumo recusa a profundidade, vivendo pelas aparências. Ao mesmo tempo, mistifica o efêmero e uniformiza valores.
A sociedade industrial, que criou o mundo do consumo, é também responsável pela desorganização dos laços coletivos que deixa os membros da sociedade separados uns dos outros. A fragilidade das sociedades industrializadas modernas conduziu a uma espécie de sociedade de massas atomizada. A família perdeu uma parte das suas funções de socialização e foi ameaçada pela dispersão.

Sabemos que menos de 500 empresas determinam o que vamos comer no almoço o que iremos vestir no trabalho e o como nos relacionaremos socialmente. Estas 500 empresas são responsáveis diretas por pelo menos 40% do PIB mundial e fazem a riqueza bilionária de menos de 1% dos cidadãos do planeta. Estas empresas conseguem através de seus lobbies governamentais garantirem a continuidade de seus planejamentos estratégicos com aumento do faturamento anual para garantir a rentabilidade de suas ações nas principais Bolsas de Valores do planeta.

Qualquer mudança do modelo de consumo afetará diretamente o faturamento destas empresas em por consequência o PIB de todos os países. Isto gerará um desemprego em massa por que estas empresas não são entidades filantrópicas e fará que as nações entrem em colapso político pela degeneração de suas economias.

Em contrapartida sabemos que todo espectro ecológico do planeta já dá claros sinais de stress graças à atividade humana. Não é apenas a biodiversidade que está em risco e sim toda a condição de estabilidade dos meios físico-químicos do planeta que estão sendo alterados. Não temos tecnologia para conter este desequilíbrio e muito meios para reverter todos os danos causados pela atividade humana e muito menos mecanismos viáveis que possibilitarão a sobrevivência da atual civilização humana frente a possíveis desastres ambientais que provavelmente acontecerão em nosso futuro.

Temos poucas alternativas viáveis para equacionar o problema:

-Dividir as riquezas produzidas no planeta de forma igualitária entre as nações.

-Os estados ofertar sem ônus aos seus cidadãos recursos necessários para sua sobrevivência e desenvolvimento social.

-Preservar imediatamente todas as florestas do planeta e reflorestar áreas que foram degradadas em mananciais hídricos

-Desenvolver uma agricultura com conceitos de irrigação por gotejamento ou com controle da água potável

-Diminuir drasticamente o consumo de massa de determinados bens que envolvam grande utilização de água e recursos minerais para sua confecção

-Diminuir drasticamente o consumo de massa de produtos que em sua fabricação ou no seu funcionamento promovam a emissão de gases poluidores ou que promovam alguma alteração ao da atmosfera do planeta

-Reduzir em 50 anos a produção industrial mundial para níveis viáveis ao planeta, adequando cada país ou região a sua vocação inata

-Eliminar a pobreza humana do planeta

- Proteção de todos os ecossistemas ainda intocados e promover o turismo ecológico a estas áreas.

-Desurbanização das sociedades e reavaliação dos conceitos e do laços familiares e das relações humanas



The concept of consumer society is one of the concepts used to characterize the contemporary era, which is the era of the masses. The United States of America were the first country in which the consumer society. The market economy, supported by marketing, is defined by mass production and consumption.

The personal consumption plays a central role. A part of the household budget is devoted to purchases of goods and services, sometimes less than utilities loaded or symbolic cultural significance: Entertainment, information, education, health, fashion, etc.

We are living in a reality that is a reflection of the wishes of individuals. Advertising creates them new needs, presents them inaccessible havens, contributing, on the other hand, to maintain a stereotyped society. The appeal of advertising takes mainly younger people to acquire products that won't be used. It’s the culture of consumption, living depth refusal by appearances. At the same time, mystifies the ephemeral and standardizes values.

The industrial society, which created the world of consumption, is also responsible for disorganization of collective ties that leaves the society members separated from each other. The fragility of modern industrialized societies has led to a kind of atomized masses society. The family lost a part of their socialization and was threatened by the dispersion.

We know that less than 500 companies determine what we eat at lunch what we will wear at work and how we will relate socially. These 500 companies are direct responsible for at least 40% of world GDP and make billion dollar wealth of less than 1% of the planet's citizens. These companies through their Government lobbies to ensure the continuity of their strategic plans with increased annual revenue to ensure the profitability of your actions in major stock exchanges of the world.

Any change of the model of consumption will directly affect the billing of those undertakings in consequence the GDP of all countries. This will generate a mass unemployment that these companies are not charities and that Nations take political meltdown by the degeneration of their economies.

On the other hand we know that all the planet's ecological spectrum already gives clear signs of stress due to human activity. It's not just that biodiversity is at risk and Yes all the condition of stability of physicochemical methods of the planet that is being changed. We have no technology to contain this imbalance and means to reverse all the damage caused by human activity and much less viable mechanisms that will enable the survival of present-day human civilization forward to possible environmental disaster that probably will happen in our future.

We have few viable alternatives to solve the problem:

-Divide the wealth produced on the planet equally among Nations.

-The Member States offer free of charge to its citizens the resources needed for their survival and social development.

-Preserve immediately the entire planet's forests and reforest the areas that have been degraded in water fountains

-Develop agriculture with concepts of drip irrigation or drinking water control

– Decrease drastically the mass consumption of certain goods involving greater use of water and mineral resources for their manufacture

-Dramatically decrease the mass consumption of products in their manufacture or on its functioning promote greenhouse gas polluters or to promote any changes to the planet's atmosphere

-Reduce in 50 years the world industrial output to viable levels to the planet, adapting each country or region to their innate vocation

-Eliminate the poverty of the planet

-All protection still untouched ecosystems and promote eco-tourism in these areas.

- Reduce the process of urbanization and reappraisal of concepts and of family ties and of human relations


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio + 20 foi um belo passeio turístico (Rio + 20 was a beautiful walking tour )



A Rio + 20 foi uma farra! Estudantes de todas as partes do planeta bancando os idiotas para as velhas raposas da política internacional que aplaudiam entusiasticamente coisas que se lembram de tão importante que é o assunto. O mais engraçado foi certo senador brasileiro vestido de Hobin Wood cantando junto com vários estudantes de todas as partes do planeta a canção “Blowin in the Wind”. O difícil será explicar ao mundo que o nosso carnaval é apenas em fevereiro embora que no Congresso e no Senado nacional a festa é diária.

A Rio + 20 mostrou apenas que a ecologia do planeta Terra para o mundo moderno não passa de brincadeira de estudante para infernizar os pais quando estes não lhe dão o tão sonhado carro do ano.

O problema da atividade humana sobre o meio ambiente caminha avassaladoramente para um impasse sem volta.

De duas uma:

-Paramos com o capitalismo baseado no consumo de massa

Ou

- As gerações futuras sofrerão na pele nossa farra consumista.

O problema é muito serio para deixar que crianças resolvam junto com aves de rapina do capitalismo o problema. Do contrario acontecerá mais dia menos dia à eclosão de distúrbios ecológicos pelo planeta que afetará a todos de modo inquestionável a vida humana que poderá nos levar a extinção ou colocar a humanidade num retrocesso civilizatório.

O problema não é apenas a elevação da temperatura ou da destruição da camada de ozônio e sim uma alteração do ph da atmosfera do planeta que colocará em risco a existência humana no planeta.

Sustentabilidade é uma falácia da sociedade de consumo que se recusa a mudar de comportamento.

Alguns relutam: porém o sonho acabou – mas o pesadelo continua!



The Rio + 20 was a blast! It’s students from all parts of the planet behind the idiots to the old foxes of international politics that applauded him enthusiastically things to remember so important that it is the subject. The funniest was sure Brazilian Senator Hobin Wood’s dress singing along with several students from all parts of the planet song "Blowin in the Wind". The hard part will be to explain to the world that our Carnival is just in February while in Congress and the Senate the national party is daily.

The Rio + 20 showed only that the ecology of the planet Earth to the modern world is nothing but a joke for student makes parents life hell if they do not give the so dreamed car of the year.

The problem of human activity on the environment goes to a halt without back towered.

Two a:

-Stop with capitalism based on mass consumption

Or

-Future generations will suffer in-skin our consumerist spree.

The problem is very serious to let children resolve along with birds of prey of capitalism the problem. Otherwise it will happen more day to day less of ecological disturbances by Planet hatch that will affect everyone so unquestionable that human life may lead to revocation or to put humanity in a backward civilization.

The problem isn’t just the temperature rise or the destruction of the ozone layer and yes a change of ph of the planet's atmosphere that puts at risk the human existence on the planet.

Sustainability is a fallacy of the consumer society that refuses to change his behavior. Some are reluctant: but the dream it's over – but the nightmare continues.

terça-feira, 19 de junho de 2012

A riqueza da bebida com doce amargor (The richness of the beverage with sweet bitterness)



O café forneceu e propiciou riqueza e pobreza através dos tempos entrou num período de decadência e resurge como a fênix das cinzas. Muitos bilionários e grandes transnacionais voltam suas ações e olhos para o produto. A Coca-Cola e outras grandes marcas se somaram à tendência de entrar nos negócios de café. É o caso da Dunkin' Donuts e do McDonald's ou do Eike Batista.


Por que o café voltou a ser paparicado pelo mercado?

Seu glamour é semelhante ao do vinho. Tem todo um mercado a ser desenvolvido. De conhecedores amadores as praticas mais avançadas agrícolas são as oportunidades que o mercado do século XXI apresenta para o produto. Os jovens estão começando a conhecer algumas bebidas frias a base de café muito atrativa e os velhos estão tomando mais espresso como um elixir diário da boa saúde e as mulheres cada vez mais adora beber um cappuccino ou macchiato no meio da tarde.

No Brasil o publico consumidor está começando a ter um contato com bebidas mais requintadas e muito mais diferenciadas que o café do dia a dia. É um longo caminho a ser traçado no aprendizado do que é um café tradicional sua diferença para o café superior e por que um café é gourmet.

Como não existe uma clara normatização das bebidas tudo é possível. Você poderá encontrar no mercado produtos denominados como gourmet e ser apenas um café tradicional e muito cafés tradicionais com bebidas muito superiores ao citado nas embalagens.

Estabelecer um negocio baseado apenas na demanda de xícaras e xícaras café ainda se resume as cafeterias que não sobrevivem apenas do café e sim do que se oferece entorno do produto,ou seja em resumo, a Starbucks vende leite e não café. Isto acontece com varias outras cafeterias.

Um dia chegaremos a ter no mercado lojas especializadas no comercio de grãos de café de varias origens, com diversos blends e uma infinidade de produtos relacionados com o consumo de café.




The coffee supplied and provided wealth and poverty through the ages entered a period of decadence and resurge as the Phoenix from the ashes. Many billionaires and big turn their actions and transnational eyes to the product. Coca-Cola and other big brands joined the trend of getting into the coffee business. It’s the case of Dunkin' Donuts and McDonald's or Eike Batista.

Why was pampered by the market?

Your glamour is similar to that of wine. Has an entire market to be developed. Amateur connoisseurs practices most advanced are the opportunities that the agricultural market of the 21st century poses to the product. Young people are beginning to know some cold drinks the coffee very attractive and the old are taking more espresso as an elixir of good health and women increasingly loves to drink a cappuccino or macchiato mid-afternoon.

In Brazil the consumer public is starting to have a contact with the finest drinks and more differentiated coffee of the day to day is a long way to be traced in learning which is a traditional coffee its difference to the superior coffee and why a coffee is gourmet.

As there is no clear standardization of beverage anything is possible. You can find on the market products referred to as gourmet and just be a very traditional cafes and traditional coffee drinks much higher than quoted on packages.

Establish a business based only on demand for cups and coffee cups still boils the coffees that don’t survive just coffee and yes than offers around the product, IE in summary, Starbucks sells coffee and milk. This happens with several other coffees.

One day we will have on the market shops specializing in trade of coffee beans of various origins, with different blends and a plethora of products related to coffee consumption.





sábado, 16 de junho de 2012

Os canibais são contra a Antropofagia? (The cannibals are against Cannibalism?)



O canibalismo é um tipo de relação ecológica em que certas espécies de animais se alimentam de indivíduos da mesma espécie. Segundo alguns investigadores, essa prática terá resultado da evolução das espécies, com o objetivo de eliminar os indivíduos menos aptos, por exemplo, provenientes de uma ninhada em que alguns filhotes saem dos ovos defeituosos ou imaturos..

O movimento cultural brasileiro denominado de Antropofagia tem influência do marxismo e da arte realista mexicana. A antropofagia foi uma saída para o problema de identidade brasileiro e mesmo como antídoto contra o imperialismo. Aprofundando a ideologia da Poesia Pau-Brasil, que desejava criar uma poesia de exportação, o movimento antropofágico brasileiro tinha por objetivo a deglutição (daí o caráter metafórico da palavra "antropofágico") da cultura do outro externo, como a norte americana e europeia e do outro interno, a cultura dos ameríndios, dos afrodescendentes, dos euros descendentes, dos descendentes de orientais, ou seja, não se deve negar a cultura estrangeira, mas ela não deve ser imitada. Foi certamente um dos marcos do modernismo brasileiro.

Por que motivos, eu venho escrever sobre isto?

Ontem revi o maravilhoso filme “Silencio dos Inocentes” .O enredo uma jovem agente do FBI escalada para entrevistar um criminoso psicótico, inteligente e violento, com a intenção de capturar um serial killer que está solto, matando mulheres.O assassino sequestra a filha de uma senadora e com isso, todo o aparato policial é mobilizado para sua captura.Para fazer o perfil psicológico do sequestrador a agente do FBI serve-se de um psicopata, Hannibal Lecter, condenado à prisão perpétua por nove assassinatos e detido há mais de oito anos.Tem início um jogo de pistas e enigmas que elevam a tensão do filme, onde Hannibal, um ex-psiquiatra que se tornara canibal, consegue engendrar uma espetacular fuga.

O filme me lembrou da reunião da Rio + 20 com chefes de estados discutindo sustentabilidade. Traçando um paralelo temos as transnacionais no papel do serial killer,o Dr Chilton como os chefes ou representantes de estados e a agente do FBI como as organizações ecológicas , a filha da senadora é o efeito da atividade humana sobre o meio ambiente.Hannibal Lecter é a ação da natureza sobre o planeta terra.

No filme em questão tudo termina bem. Porém a ultima cena filme mostra o Hannibal Lecter livre parabenizando pelo telefone a agente do FBI nas ruas do Haiti, indo atrás do Dr. Chilton(seu analista psicológico na prisão).



Cannibalism is a kind of ecological relationship in which certain species of animals feed on individuals of the same species. According to some researchers, this practice will have a result of evolution of species, with the goal of eliminating individuals less able, for example, from a litter in which some puppies come out of bad eggs or immature.

The Brazilian cultural movement called Anthropophagic has influence of Marxism and realistic art Mexican. Cannibalism was an outlet for the Brazilian identity problem and even as an antidote against imperialism. Deepening the ideology of Pau-Brazil Poetry, who wished to create a poetry of export, the Anthropophagic Movement Brazilian focused on swallowing (hence the metaphorical character of the word "English") the culture of other external, as the North American and European and another inmate, the culture of native Americans, afro-descendants, of euro- descendants, descendant of Eastern, i.e. one should not deny the foreign culture but she should not be imitated. It was certainly one of the landmarks of Brazilian modernism.

Why, I've been writing about this?

Yesterday I reviewed the wonderful film "Silence of the lambs”. The plot a young FBI agent climbing to interview a psychotic criminal, intelligent and violent, with the intention to capture a serial killer that is loose, killing women. The killer kidnaps the daughter of a Senator and with this, the entire police apparatus is mobilized for his capture. To make the psychological profile of the hijacker the FBI agent serves a psychopath, Hannibal Lecter, sentenced to life imprisonment for nine murders and detained for more than eight years. Begins a game of clues and riddles that increase the tension of the film, where Hannibal, an ex-Cannibal, who had become unable to engender a spectacular escape.

The film reminded me of the meeting of the Rio + 20 with heads of States discussing sustainability. Drawing a parallel we have the transnational role of serial killer, Dr Chilton as the heads or representatives of States and the FBI agent as ecological organizations, the daughter of Senator is the effect of human activity on the environment. Hannibal Lecter is the action of nature on the planet Earth.

In the film in question everything ends well. However, the last scene shows the Hannibal Lecter film free congratulating by phone the FBI agent on the streets of Haiti, going behind the Dr. Chilton (your psychological analyst in prison).

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rio +20 é uma piada como foi a Eco-92! (Rio+ 20 is a joke as was Eco-92!)



Como ser sustentável num modelo de economia que enfoca o consumo de massa?

Como alguém pode ir para esquerda e para a direita ao mesmo tempo?

A reunião de cúpula Rio + 20 é uma típica pratica de 500 empresas que dominam a economia mundial e todos os respectivos países onde atuam com seus lobbies e suas ações de marketing que enfatizam a liberdade no afã de assegurar a escravidão econômica do homem pelo homem.

Não há sustentabilidade viável dentro do crescimento econômico desejado pelos mais de 100 países que compõe a ONU. Estamos brincando de gato e rato com a ecologia do planeta Terra. Todos os lideres do planeta são conservadores demais para fazer algo mais moderno em termos econômicos,político e social.

Sem esquecer que a Europa,USA e boa parte do G-20 estão em estado pré – recensão econômica. Onde cada país irá defender sua posição em detrimento do restante.

Afinal para os BRICS os culpados pela poluição são o pessoal do G7,enfim estão poluindo a mais tempo o planeta e para o G7 os BRICS atualmente promovem altos índices de polução para almejar entrar no seleto grupo dos países lideres.

Por de trás de todo este imbróglio estão 500 empresas que dominam os mercados com seus conglomerados industriais que apresentam em seus planejamentos estratégicos um aumento do faturamento e de lucro anualmente para possibilitar que suas ações continuem sendo adquiridas pelos investidores pelas bolsas de valores do planeta.

Em resumo nada acontecerá de fato antes que alguma tragédia em escala planetária aconteça antes!

É pagar para ver!




How to be a sustainable economy model that focuses on mass consumption?

How someone can go to left and right at the same time?

The Rio + 20 Summit is a typical practice of 500 companies that dominate the world economy and all their countries where they work with their lobbies and their marketing actions that emphasize freedom in the effort to ensure the economic slavery of man by man.

There is no viable sustainability within the desired economic growth by more than 100 countries that make up the United Nations. We're playing cat and mouse with the ecology of the planet Earth. All leaders of the planet are too conservative to do something more modern economic, political and social.

Without forgetting that Europe, USA and much of the G-20 are pre-economic review. Where each country will be defend its position at the expense of the rest.

After all for the BRICS to blame for pollution are the G7 staff are polluting the longer at the planet and the G7 the BRICS currently promote high levels of polluting to target enter the select group of leading countries.

Behind this whole imbroglio companies that dominate the 500 are markets with its industrial conglomerates that have in their strategic plans an increase in Billings and profit annually to allow their actions continue to be purchased by investors for stock markets on the planet.

In short nothing indeed before any planetary-scale tragedy happen before!

Is paid to see!


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Não olhe agora - Você está sendo observado ! (Don't look now-You are being watched!)



Neste exato momento sua individualidade e intimidade estão sendo observadas por alguém em algum lugar do mundo.

Pode parecer paranoia de algum esquizofrênico lunático, mas o fato é real.

Todos meus amigos e inimigos sabem que eu vendo café e que trabalho com alimentos a mais ou menos 25 anos. Qualquer cidadão da Terra mesmo sem saber que eu sou pode tranquilamente saber o que eu gosto em termos de musica ou de alimentação e até mesmo minhas mais secretas taras sexuais.

Basta uma simples pesquisa na internet é pronto. Minha vida estará exposta ao mundo com um simples apertar de botão. Mesmo com toda está abundância de informação ainda somos enganados facilmente com lendas urbanas de todos os tipos.

Outro dia lendo um artigo onde alguém argumentava que a produção de azeite de oliva extra virgem e muito menor que sua produção, em outras palavras, está se comprando pardal pintado de amarelo como se fosse um canário.

O poder das campanhas de marketing feitas pelos maiores conglomerados industriais do planeta ratificam meias verdades e escondem grandes mentiras sobre seus produtos. O melhor exemplo é a indústria tabagista que passou décadas comprando todas as pesquisas médicas sobre os malefícios do tabagismo ao ser humano.

Praticamente não existe competição ou concorrência dentro dos grandes supermercados do planeta. As grandes empresas levaram décadas nos adestrando em consumir seus produtos. Criando um consumidor que só compra produtos de marca.

O que é o poder da marca senão a capacidade de influenciar as pessoas através da mídia.

A diferenciação é fundamental para os negócios em escala global. Sem concorrência estaremos condenados a um novo tipo de escravidão.

A escravidão das marcas famosas!



Right now your individuality and intimacy are being observed by someone somewhere in the world.

It may seem to some lunatic schizophrenic paranoia, but the fact is real.

All my friends and enemies know that I buy coffee and that work with food more or less 25 years. Any citizen of the Earth without even knowing who I am can calmly learn what I like in terms of power or music and even my most secret sex mania.

Just a simple search on the internet is ready. My life will be exposed to the world with a simple push of the button. Even with all its abundance of information we're still easily duped with urban legends of all kinds.

The other day reading an article where someone argued that the production of extra virgin olive oil and much smaller than their production, in other words, is buying Sparrow painted yellow like a Canary.

The power of marketing efforts made by major industrial conglomerates of half-truths and hidden planet ratify great lies about their products. The best example is the smoker who spent decade’s industry buying all medical research on the harm of smoking to the human being.

There is virtually no competition or competition in supermarkets of the planet. Large companies led decades to train in their products. It’s creating consumers who just buy branded products.

That is the power of the brand but the ability to influence people through the media.

Differentiation is critical to your business on a global scale. Without competition we will be doomed to a new kind of slavery.

The slavery of famous brands!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fazenda São José - O Mestre do Café (São José Farm – The Coffee Master)



Já mostramos todo o processo do cultivo do café na Fazenda São José.Agora vamos falar do produto acabado pronto para o consumo.

A Fazenda São José tem seu braço comercial baseado na cidade de Guarulhos (Grande São Paulo) localizado na Avenida Tiradentes 449. No local além da comercialização do café também desenvolve dois outros serviços locação e venda de maquinas superautomáticas da Delonghi e também faz o serviço de manutenção técnicas destas maquinas.

Linha de café:



Café Varanda => os grãos são peneira 16 acima, sabor moderado, corpo médio, aroma intenso, grau de torra media, acidez de baixa a moderada, amargor moderado e adstringência baixa. Bebida tradicional.

Café Grão Nobre => os grãos são peneira 16 acima é classificado, sabor forte, corpo médio, aroma intenso, grau de torra média, acidez moderada, amargor moderado e adstringência baixa. Bebida Superior.

Mestre café => os grãos são peneira 16 acima, sabor intenso, seu corpo é encorpado, aroma intenso, grau de torra média, acidez de baixa a moderada, amargor de baixo a moderado e sem adstringência. Bebida Gourmet

As linha Varanda quanto a linha Mestre café também são comercializados na versão em pó e nas quantidades de 250 e 500 g.Embalagem a vácuo ou almofada.

Entregamos em qualquer parte do planeta quantidade acima de 5 quilos. O frete é cobrado a parte ou no ato do recebimento do produto. Na região da grande São Paulo o frete é grátis.

O que está esperando para conhecer o suprassumo dos cafés do Sul de Minas?





It’s already showed the entire process of cultivation of coffee in São José Farm. Now let's talk of finished product ready for consumption.

São José Farm has its commercial arm based in the city of Guarulhos (São Paulo) located on Avenida Tiradentes 449. In addition to the marketing of coffee also develops two other leasing services and sale of machine tools super-automátic of Delonghi and also makes the technical maintenance service of these machines.

Coffee line:

Varanda Coffee => the beans are above 16 sieve, moderate flavor, medium body, intense aroma, acidity, degree of roasting media of low to moderate, moderate bitterness and astringency low. Traditional beverage.



Grão Nobre Coffee => the beans are above 16 sieve is sorted, strong flavour, medium body, intense aroma, acidity degree of roasting average, moderate, moderate bitterness and astringency low. Superior Beverage.

Mestre Café => the beans are above 16 sieve, intense flavor, your body is full-bodied, intense aroma, acidity, average degree of roasting of low to moderate, low-to-moderate bitterness and astringency. Gourmet beverage.

The Varandas and the Mestre line line coffee are also marketed in the powder version and in quantities of 250 and 500 g. Vacuum Packaging or cushion.

What are you waiting to hear the top of South Minas’ coffee?



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Fazenda São José - O Mestre do Café (São José farm – The Coffee master)



O café, após a colheita no campo, possui certa umidade, que irá variar de acordo com o estado de maturação sendo necessário fazer sua secagem para que não ocorram fatores que venham a prejudicar a qualidade do produto.

O café no terreiro será depositado numa superfície que poderá variar de acordo com a propriedade e assim será exposto ao sol para retirar a umidade dos grãos. O revolvimento do café precisa ser feito a cada hora, movimentando os grãos no sentido em que a incidência da radiação solar tenha a melhor distribuição sobre eles, ou seja, caso essa movimentação seja manual é extremamente importante que a sombra do terreiro esteja à sua frente ou atrás. Após alguns dias, os grãos terão perdido um pouco da umidade. Assim, no final do dia é preciso aproveitar a massa quente do café e inteirar no sentido da declividade do terreiro. No dia seguinte, esparramar o café somente quando o orvalho do terreiro já tiver evaporado.

O tempo de secagem poderá variar de 8 até 30 dias de acordo com o tipo de café, terreiro e condições climáticas. Um ponto importante a ser empregado para uma melhor secagem é a separação de lotes a partir da época de colheita, umidade e homogeneidade dos lotes.



Com a necessidade de conhecer melhor o seu produto, produtores de café precisam classificar e degustar o café produzido. Este processo melhora a qualidade do produto final a ser comercializado junto ao mercado consumidor.

A classificação e degustação do café atendem convenções internacionais, que seguem determinadas orientações para identificar e diferenciar o grão e apontar os defeitos, além dos cuidados para produção de cafés especiais e obter uma bebida fina.

Os aspectos avaliados no são: sabor, corpo, aroma, tipo de bebida, torrefação e moagem. Este ainda é classificado em: Tradicional, Superior e Gourmet.

O café tem duas classificações distintas: por defeito e por qualidade.

Uma amostra para analise é composta de 300 gramas de café em grão, estes grãos podem apresentar imperfeições e/ou impurezas, como: grãos pretos, pedras, paus, torrões, cascas, grãos ardidos, brocados, verdes, quebrados e defeituosos, sendo que cada tipo de impureza tem um peso, podendo ser classificado de 1 a 5 defeitos.

Já a classificação por qualidade é feita por provadores através de degustações, identificando o café de acordo com seu sabor e aromas, passando por um processo de torra e moagem específico para esta finalidade.



A bebida pode ser classificada em:
Estritamente mole: sabor muito suave e adocicado
Mole: sabor suave e adocicado
Apenas mole: sabor suave, leve adstringência
Dura: sabor adstringente, gosto áspero
Riada: leve sabor típico de iodo
Rio: sabor forte e desagradável, lembrando os de bebida riada
Rio Zona: bebida de sabor e odor intoleráveis, com gosto acentuado de iodo



O café é classificado em 3 tipos:
Cafés tradicionais: Café arábica com até 30% de café robusta. Apresentam até 20% de defeitos
Cafés Superiores: Café de boa qualidade, com no mínimo 85% de grão arábica. Apresentam até 10% de defeitos.
Cafés GourmetGourmet ou PremiumPremium: Cafés diferenciados com alta qualidade e valor agregado superior. Possui 100% de grãos arábica e de procedência controlado. Não possuem defeitos.






The café, after the harvest in the field, has some moisture, which will vary according to the degree of ripeness and do your drying so it doesn't occur that will affect the factors product quality.

The coffee on the terrace will be deposited on a surface which can vary depending on the property and thus will be exposed to the Sun to remove moisture from the grain. The revolving coffee needs to be done every hour, moving the beans in the sense that the incidence of solar radiation has the best distribution on them, i.e. If this manual handling is extremely important that the shadow of the yard is in front or behind. After a few days, the beans will have lost a bit of moisture. Thus, at the end of the day we must take advantage of the hot mass of coffee and take in the direction of the slope of the yard. The next day, spread the coffee only when the dew of the yard have already evaporated.

The drying time may vary from 8 to 30 days depending on the type of coffee, terrace and climatic conditions. An important point to be used for better drying is the separation of lots from the time of harvest, moisture and batch to batch consistency.



With the need for a better understanding of your product, coffee producers must sort and taste the coffee produced. This process improves the quality of the final product to be marketed with the consumer market.

The classification and tasting coffee meet international conventions, which follow certain guidelines to identify and differentiate the grain and point defects, as well as care for the production of specialty coffees and get a fine beverage.

With the need for a better understanding of your product, coffee producers must sort and taste the coffee produced. This process improves the quality of the final product to be marketed with the consumer market.

The classification and tasting coffee meet international conventions, which follow certain guidelines to identify and differentiate the grain and point defects, as well as care for the production of specialty coffees and get a fine drink. The aspects are evaluated on: flavor, aroma, body, type of drink, roasting and grinding.

This is still very Traditional, higher graded on: and Gourmet.

The café has two distinct classifications: by default and for quality. A sample for review is composed of 300 grams of coffee beans, these grains may contain imperfections and/or impurities, such as: black beans, stones, sticks, clods, bark, moldy grains, Greens brocades broken and defective, and each type of impurity has a weight, and can be sorted from 1 to 5 defects.

Already sorting by quality is made by tasters through tastings, identifying the coffee according to your taste and aromas, undergoing a process of roasting and grinding specifically for this purpose.



The beverage can be classified into:

Strictly mole: very mild and sweet flavor

Soft: soft and sweet taste

Just mole: mild flavor, slight astringency

Lasts: rough like astringent flavor

Riada: typical smack of iodine

Rio: strong and unpleasant taste, remembering the riada beverage

Rio zone: intolerable odor and flavor drink with sharp taste of iodine

The coffee is sorted into 3 types:

Traditional Coffee: Arabica coffee with up to 30% of robusta coffee. Have up to 20% of Superior coffee: Coffee with good quality, with at least 85% of Arabica grain. Display up to 10% of defects.

Gourmet Coffees or Premium: differentiated Coffees with high quality and superior value. Has 100% Arabica beans and of controlled origin. Do not have defects.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Fazenda São José – O Mestre do café (São José Farm – The coffee Master)



A fazenda está localizada no município mineiro de Turvolandia. A cidade foi fundada em 1850 e em 1962 foi emancipada a município. O nome Turvolândia é alusivo ao Rio Turvo, que corta a cidade e que, em conjunto com os Rios Dourado e Sapucaí, é uma constante fonte de atração de visitantes que ali buscam suas cachoeiras e pescaria.

A Fazenda São José tem aproximadamente 250 hectares e tem como foco principal o cultivo de café da variedade arábica (Coffea arábica).




No presente momento todas as atividades estão voltadas para a colheita do café. Todo o processo é manual conferindo ao café as características intrínsecas do café de altitude. Um fator a ser levado em conta é não existir a uniformidade de maturação dos frutos é um dos principais dificuldades a serem superadas para realização de uma boa colheita do café.

As quantidades excessivas de frutos verdes causam prejuízos na classificação por tipo, no peso de grão, no rendimento de colheita, no desgaste da planta, na qualidade da bebida e no valor do produto. Recomenda-se iniciar a colheita, com no máximo 20% de frutos verdes.

A colheita manual é do tipo concentrada, derriçando-se todos os frutos de cada ramo no chão, em panos ou em peneiras.



As operações de pós-colheita do café compreendem a separação das impurezas por vibração a separação dos frutos em diversas fases de maturação, eliminação da casca resultando em café cereja descascado e a secagem direta dos grãos que produz o café natural ou café de terreiro.

O preparo é por Via seca - O café colhido é secado com casca ao natural em terreiros ou secadores mecânicos. Antes de ir para secagem, os frutos são separados das impurezas (pedras, paus, folhas) e também separados por estágio de maturação (verde/ cereja / seco) através de um lavador/separador. Propiciando uma secagem mais uniforme e específica por fruto, com maior controle das fermentações. Desta maneira há um controle da fermentação dos grãos que acontece na planta, por efeito das condições climáticas, durante a mudança do estádio maduro para seco, o que contribui para melhor qualidade do produto resultando numa melhor classificação.



Também são utilizados secadores horizontais rotativos intermitentes. Os mesmos são constituídos de um cilindro metálico com paredes perfuradas, tendo no seu interior ao longo do seu centro, um tubo perfurado onde é injetado o ar quente vindo da fornalha, apresentando movimento rotativo através de um sistema de engrenagem.

No armazém o café beneficiado é armazenado numa estrutura que permite uma conservação ideal do produto, mantendo as condições do ambiente apropriadas, com uniformidade de ventilação, luminosidade, temperatura e umidade.



The farm is located in the municipality Turvolandia (South MG). The city was founded in 1850 and in 1962 was emancipated the municipality. The name is allusive to the Turvo River Turvolândia, which flows through the city and that, together with the Golden and Sapucaí Rivers, is a constant source of attraction of visitors who seek its waterfalls and fishing there. Fazenda São José has approximately 250 hectares and has as its main focus the cultivation of Arabica variety of coffee (Coffea Arabica).

At the present time all activities are geared for the coffee harvest. The whole process is manual coffee giving the inherent characteristics of the coffee. A factor to be taken into account is there uniformity of ripeness of fruit is one of the main difficulties to be overcome to achieve a good harvest of coffee.



The excessive amounts of green fruits cause damage in the classification by type, weight, grain yield, harvest, plant wear on the quality of beverage and product value. It is recommended to start the collection, with a maximum of 20% of green fruits.

Manual harvesting is concentrated, combing -type if all fruits of each branch on the ground cloth or frills.


Post-harvest operations include coffee separation of impurities by vibration separation of fruits in various stages of ripening, removal of the shell resulting in pulped cherry coffee and direct drying of grains which produces the natural coffee or terrace coffee.

The preparation is for dry-the harvested coffee is dried with natural bark in mechanical dryers or terraces. Before going to drying, the fruits are separated from the impurities (stones, sticks, leaves) and also separated by stage of ripening (green/cherry/dry) through a washer/separator. Providing a more specific and uniform drying fruit, with greater control of fermentations. This way there is a control of the fermentation of grains which happens in the plant, the effect of climatic conditions during the change of the stadium ripe for dry, which makes for better product quality resulting in better ranking.



Horizontal dryers are also used Rotary flashing. They are made of a metal cylinder with perforated walls, having inside along its Center, a perforated tube where it is injected the hot air coming from the furnace, showing rotating movement via a gear system.

The warehouse is stored in a café benefited structure that allows an optimal conservation of the product, while maintaining the conditions of appropriate environment, with uniformity of luminosity, ventilation, temperature and humidity.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Chove – Chuva - Chove sem parar (It's raining – Rain - It rains non-stop)



Ontem estivemos na cidade Turvolandia (Sul de Minas Gerais) na Fazenda São José. Para um paulistano acostumado com a vida caótica de uma imensa megalópole que nunca para a não ser quando o desatinado e incontrolado transito urbano assim o determina ir a uma cidade de pouco mais de 3000 habitantes é um experiência incrível.

A calma da cidade onde o tempo teima a caminhar tranquilamente é algo difícil de ser sentido para um forasteiro da cidade grande.



O contato com o café ainda na planta o delicioso aroma de café verde misturado com os odores do mato é algo indescritível. Um prazer raro em nossos dias agitados cercados por concreto e asfalto. O sabor doce das cerejas de café colhidos no ato nos trás a lembrança da necessidade do convívio com a natureza. Algo que muitas crianças não têm mais. Se passado odiava quando ia para a cidade da mãe no interior paulista hoje vejo o quanto isto era bom para mim – o contato com a natureza.

A Fazenda São José tem sua plantação de cafés a uma altura media de 800 m do nível do mar. Possibilita a produção de um café de ótima qualidade. Isto é possível por que a colheita é manual e todo o processo de secagem e torra guarda a característica in natura do café que são necessárias para se desenvolver uma ótima xícara como produto final de todo este processo de cultivo.


Yesterday we were in Turvolandia City (South Minas Gerais) in São José Farm. For a paulistano accustomed to the chaotic life of a huge megalopolis that never stops unless the confused and uncontrolled urban transit so determines to go to a city of just over 3000 inhabitants is an incredible experience.

It’s the calm of the city where time attempting to walk quietly is something difficult to sense for an outsider of the big city.

Contact with the coffee still on plan a delicious aroma of coffee mixed with the odors do backwood is indescribable. It’s a rare delight in our turbulent surrounded by concrete and asphalt. The sweet taste of coffee cherries harvested in the Act in back the remembrance of the necessity of conviviality with the nature. It’s something that many children don’t have more. If the past hated when went to the mother's town in São Paulo today see how much this was good for me – the contact with nature.

São José Farm has his coffee plantation at a height of 800 m average sea level. It’s enables the production of a quality coffee. This is possible because the harvest is manual and the whole process of drying and roasting the guard feature in natura coffee that are necessary to develop a great Cup as the final product of this whole process of cultivation.