quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O que fazer com o óleo de cozinha usado (What to do with the cooking oil used)?



O óleo de cozinha usado, quando despejado na pia ou no ralo, pode danificar os encanamentos. Quando descartado junto ao lixo da casa, pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente. A decomposição deste produto emite metano na atmosfera, um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

Confira a seguir o que fazer com o óleo de cozinha usado para contribuir com a preservação do Planeta:

Não descarte o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. O acúmulo de gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta;

Filtrar o óleo usado para fritar novamente não é aconselhável;

Coloque o óleo usado frio em garrafas PET e descarte junto ao lixo orgânico, não reciclável;

Também há postos de coleta e saiba que algumas entidades pagam pelo óleo ou o trocam por detergente ou outra mercadoria.

The cooking oil used, when dumped in the sink or down the drain, can damage the pipes. When thrown next to trash the house, it can be damaging to the environment. The decomposition of this product emits methane in the atmosphere, one of the main greenhouse gases responsible for global warming.

Check out the following what to do with the cooking oil used to contribute to the preservation of the planet:



Do not discard the domestic oil in drains and toilets. The accumulation of fats in pipes can cause clogging sewage reflux, and disruptions in collection networks;

Filter the oil used to fry again is not advisable;

Place the used oil cold in PET bottles and discard along with organic waste not recyclable;

There are also jobs collects and learn that some entities pay for oil or the detergent or other trade goods.

Existe uma saída chamada Biocombustível(There is anoutput call biofuel.).



O biocombustível é produzido a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha e reduz consideravelmente a emissão de gases poluentes. Além de evitar a poluição, o biocombustível produzido a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha não emite enxofre e o gás carbônico, liberado na combustão, não é considerado nocivo à camada de ozônio.
O consumo em um restaurante de médio porte gira em torno de 10 litros/dia.

The biofuel is produced from the reuse of cooking oil and significantly reduces the emission of gaseous pollutants. In addition to avoid pollution, biofuel produced from the reuse of cooking oil does not emit sulphur and carbon dioxide, released in combustion is not considered harmful to the ozone layer. Consumption in a midrange restaurant revolves around 10 litres/day.

O que podemos fazer (What can we do)?

Podemos procurar postos de coleta e integrar o óleo usado. Para quem quer mais um motivo para fazer isso, além dos citados acima, aí vai mais um: Algumas entidades pagam pelo óleo ou trocam por detergente ou outra mercadoria.



We can search for jobs, collect and integrate the used oil. For anyone who wants one more reason to do this, in addition to the above, here's one more: some entities pay for oil or detergent or other trade goods.

Para quem deseja se desfazer do óleo de maneira correta, aqui vão alguns endereços de postos de coleta em alguns estados brasileiros (For those who want to dispose of the oil correctly, here are some addresses of jobs collects some Brazilian States:):



Se você mora na cidade de São Paulo:

LIRIUM

Coletam a partir de 50 litros de óleo. Passam para recolher de acordo com a necessidade do local (semana, mês ou quinzena). Emprestam recipientes de 50 L para armazenar o óleo.Telefone : (11) 4544-1024.



Comércio e Indústria COSTACOI Ltda.

Recolhem a partir de 50 L de óleo, colocados em garrafas PET. Trocam o óleo por material de limpeza.Telefone: (11) 6910-7697.



ONG Trevo http://www.trevo.org.br/

Deixa um tambor de 30 ou 50 litros em empresas, fábricas ou condomínios para o descarte do óleo. Quando o tambor enche, eles vão buscar e ainda pagam R$ 0,20 por litro de óleo. Atua na Grande São Paulo.



Instituto Triângulo http://www.triangulo.org.br/

Faz coleta residencial em Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. Para que eles façam uma visita, a doação mínima é de cinco litros. Também é possível descartar o óleo diretamente na sede da ONG, em Santo André.



O Pão de Açúcar também está recolhendo óleo de cozinha. As unidades Pão de Açúcar que já possuem o coletor de óleo de cozinha são: Borba Gato, Brooklin, Carneiro da Cunha, Morumbi, Pedroso, Portal, Real Parque, Ricardo Jaffet e Santo Amaro. Para este ano, estão previstas instalações de novas Estações nas cidades de São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP) e Indaiatuba (SP). Para saber qual é a mais próxima da sua casa, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 7732732



Em Curitiba:





Para evitar que o óleo de cozinha seja jogado no esgoto, a Prefeitura está lançando o serviço de coleta especial, com recolhimento nos 78 pontos do Câmbio Verde e nos 21 terminais de ônibus da cidade. Depois de recolhido, o óleo de fritura é encaminhado para a reciclagem, onde é transformado em sabão, detergente e matéria-prima para fabricação de outros produtos.Para ser entregue, a óleo deve ser armazenado em garrafas pets, de preferência transparentes. Os dias e horários da coleta podem ser obtidos pelo telefone 156 ou na página da Prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br). Outra opção é ligar diretamente para o departamento de Limpeza Pública, em dias e horários úteis (3338-8399).



No Rio de Janeiro:



Disque Óleo Vegetal Usado

Telefone: (21) 2260-3326 / (21) 7837-9446e-mail: contato@disqueoleo.com.brsite: http://www.disqueoleo.com.br/

O Projeto CYCLOS (Estado do Rio de janeiro) irá coletar no local o seu óleo vegetal de fritura usado e trocá-lo por óleo de soja novo, produtos de limpeza ou por valor.

Cadastre-se, receberá um vasilhame para guardar o óleo usado, caso seja um grande consumidor. Para cadastros com volume de coleta abaixo de 05 litros/mês poderão ser usadas garrafas PETs de 02 litros, sem resíduos ou outro líquido que não seja óleo de cozinha.

Troca ou venda: O cadastrado optará por venda por litro ou troca por óleo virgem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário