sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bepop

O Bebop representa uma das correntes mais influentes do Jazz. Seu nome provém da onomatopéia feita ao imitar o som das centenas de martelos que batiam no metal na construção das ferrovias americanas, gerando uma "melodia" cheia de pequenas notas. Segundo alguns jazzistas, as melodias ágeis e velozes do seu estilo musical se assemelhavam ao som produzido pelos martelos nas obras das ferrovias.
O bebop privilegia os pequenos conjuntos, como os trios, os quartetos e os solistas de grande virtuosismo. Talvez o elemento que sofreu a maior modificação dentro da revolução bebop tenha sido o ritmo, com a proliferação de síncopas e de figuras rítmicas complexas. O fraseado é flexível, nervoso, cheio de saltos que exigem uma técnica instrumental muito desenvolvida. Além dos fundadores Charlie Parker e Dizzy Gillespie, encontramos entre os expoentes do bebop os músicos que se encontravam regularmente no "Minton's Playhouse", clube localizado em um bairro de Manhattan em Nova York chamado "Harlem" e na 52nd Street, como o pianista Thelonious Monk, Miles Davis e John Coltrane, os bateristas Kenny Clarke e Max Roach e o guitarrista Charlie Christian; e também o vibrafonista Milt Jackson, o pianista Bud Powell e o trombonista J. J. Johnson.

Bebop represents one of the most influential currents in Jazz. Its name comes from onomatopoeia to mimic the sound of hundreds of hammers beat in metal in the construction of American Railroads, generating a "Melody" filled with little notes. According to some city, agile and fast melodies of his musical style resembled the sound produced by the hammers in the works of the railroads. Bebop favours the small sets, as the trios, quartets and soloists of great virtuosity. Perhaps the key element that has the largest modification within the bebop revolution has been the pace, with the proliferation of síncopas and complex rhythmic figures. The phrasing is flexible, nervous, full of jumps that require a very developed instrumental technique. Besides the founders Charlie Parker and Dizzy Gillespie, found among the exponents of bebop musicians who were regularly at Minton's Playhouse, located in a neighborhood of Manhattan in New York called "Harlem" and on 52nd Street, like Thelonious Monk, Miles Davis and John Coltrane, drummers Kenny Clarke and Max Roach and guitarist Charlie Christian; and also the vibraphonist Milt Jackson, pianist Bud Powell and trombonist j. j. Johnson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário